Componentes de Interligação de Redes







1 – Repetidores
Dispositivo que recebe, amplifica e corrige a forma de um sinal. Permite assim estender o alcance de uma rede.

Os repetidores estão actualmente em desuso em redes locais cabladas, mas em rede sem fios podem ser muito úteis.

2 – HUBS

Dispositivo concentrador com várias portas às quais se ligam os cabos provenientes dos postos de uma rede. Quando o pacote de dados chega a uma sua porta, é copiado e reenviado para todas as outras portas, acabando assim por chegar ao seu destinatário.

Os hubs são usados para ligar vários dispositivos que compõem uma rede, computadores, impressoras e outros.

O termo hub é usado para referir um dispositivo de rede que liga os computadores entre si, mas também pode servir como repetidor, isto porque ele repete toda a informação que recebe para todas as suas portas.
Os hubs podem ser usados para estender uma rede, mas isso faz com que circule na rede bastante tráfego desnecessário.

São perfeitamente viáveis para rede pequenas, no entanto, nas redes que o tráfego seja intenso é aconselhável substituir o hub por um switch.

3 – Switches
        Dispositivo concentrador que interliga linhas separadas numa rede e encaminha as mensagens entre os computadores da rede.

Os switches são uma evolução dos hubs, tal como o hub, o switch liga vários segmentos da rede, mas enquanto o hub distribui a informação por todas as portas simultaneamente, o switch estabelece uma ligação directa entre o diapositivo transmissor e o dispositivo receptor.

4 – Bridge
É um dispositivo capaz de dividir uma rede em sub-redes com o objectivo de reduzir tráfego ou compatibilizar diferentes padrões de rede.
A função primária da bridge é manter o tráfego separado em ambos os lados. O tráfego só passa se for dirigido a um posto do lado oposto.
As bridges fornecem-nos um modo de juntar duas ou mais redes de modo a formar uma rede lógica.

5 – Router
É um dispositivo que liga vários segmentos normalmente diferentes, de uma só rede, numa só internetwork.
 O router, uma vez ligado, pode tomar decisões inteligentes de como fazer chegar os dados ao seu destino, baseado nas informações que ele obtém da própria rede.

6 – Gateway
É uma combinação de hardware e software que liga diferentes ambientes de rede.


Sem comentários:

Enviar um comentário